A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está adotando, em razão da pandemia, equipamentos para monitorar a qualidade do ar nas salas da instituição. Os aparelhos de medição são desenvolvidos pelo professor Saulo Güths, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, e a produção conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu).
Os medidores já estão sendo testados em ambientes da Reitoria e serão uma das ferramentas adotadas pela UFSC para garantir a realização do vestibular presencial nos dias 29 e 30 de janeiro do ano que vem. Inicialmente foram produzidos nove equipamentos, mas a ideia é chegar a 60. “O lote inicial é de nove sensores, que já estão prontos, em testes e funcionando”, explica o professor Saulo Güths. O aparelho integra um pacote de prevenção que inclui, entre outras medidas, o uso obrigatório e constante na sala de provas da máscara cobrindo o nariz e a boca.
O Carbo2, como foi chamado o equipamento, mede a quantidade de C02 nos ambientes, diagnosticando, assim, a qualidade e a ventilação de ar nas salas. O aparelho tem autonomia de até dois dias, mas possui bateria recarregável na energia elétrica, pode ser conectado a computadores e fornece, em tempo real, os resultados da qualidade do ar nos ambientes.
Endereço: Rua Delfino Conti, s/nº , Campus Universitário, Bairro Trindade
Florianópolis/SC - CEP 88040-370 - Tel: (48)3331-7400. contato@fapeu.org.br
AC Cidade Universitária, Caixa Postal 5153, Bairro Trindade, Florianópolis/SC, CEP 88040-970
CNPJ: 83.476.911/0001-17 - Inscrição Estadual: ISENTO - Inscrição Municipal: 61.274-0
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h
Copyright© FAPEU - Todos os Direitos Reservados