Preparar os jovens para a vida universitária e fortalecer o sentido de cidadania e de responsabilidade social entre os estudantes do Ensino Médio. São estes alguns dos objetivos do “Curso de Formação de Jovens: Cidadania, Política e Agricultura Sustentável”, projeto de extensão desenvolvido pelo campus de Realeza (PR) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu).
“O apoio administrativo da Fapeu no emprego dos recursos alocados no projeto tem sido fundamental, uma vez que permite que os responsáveis pelas atividades-fim se concentrem exclusivamente nelas. O alto grau de capacitação dos funcionários da Fapeu garante a tranquilidade necessária para o desenvolvimento das atividades”, destaca o professor Marcos Antônio Beal, atual coordenador do projeto.
A proposta está estruturada em dois módulos, um teórico e outro prático, ofertados ao longo de cada ano, entre 2021 a 2024. No primeiro módulo são abordados temas relativos ao projeto pessoal de vida, como planejamento familiar, inserção profissional, saúde mental, formação para cidadania, entre outros. Já no segundo módulo são realizadas oficinas temáticas que tratam sobre sustentabilidade e práticas ambientalmente corretas, como agroecologia, permacultura, uso de agrotóxicos ou reciclagem de resíduos para a produção de energias renováveis.
“O projeto consiste numa ação de formação para jovens do Ensino Médio, com vistas a uma vivência responsável em sociedade. O projeto parte do diagnóstico de que o jovem de hoje está cada vez mais privado de espaços de reflexão sobre aspectos centrais da constituição de sua identidade e de seu lugar no mundo, no momento em que as principais decisões da vida são tomadas”, explica o professor Marcos Beal. O público-alvo são jovens que estão na fase final da Educação Básica (Ensino Médio), prestes a ingressar nos cursos de graduação da UFFS.
Nova geração
No primeiro ano foram capacitados de forma remota em torno de 40 alunos, e a ideia é manter o acompanhamento a eles pelos próximos anos. “A pandemia alterou radicalmente a proposta original do curso, que previa a realização integral do curso no formato presencial. Diante da impossibilidade de manutenção dessas atividades, o curso foi reprogramado para ser realizado no formato remoto. Por um lado, foi nítida a perda de qualidade na interação desenvolvida com os cursistas (algo fundamental em propostas como essa); por outro lado, adoção do formato remoto permitiu atingir jovens que, inicialmente, não constituíram o público-alvo da proposta”, observa Beal.
Os jovens da primeira edição foram basicamente oriundos da escola pública, com idade predominante entre 15 e 25 anos. Em geral, filhos de trabalhadores com renda per capita de até dois salários mínimos. “Um detalhe que nos chamou a atenção foi que a procura pelo curso chegou também aos docentes da rede de educação básica, por conta de que, com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), um dos temas de destaque na formação transversal do currículo do Ensino Médio é justamente a estruturação do projeto pessoal de vida”, observa o coordenador do projeto.
A iniciativa do curso de formação surgiu dos professores da área de Ciências Humanas do campus Realeza da UFFS e contou com apoio financeiro oriundo de emenda parlamentar do deputado federal Zeca Dirceu. “O projeto tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos jovens e, por extensão, das comunidades em que eles vivem, a partir da estruturação da ideia de projeto pessoal de vida como algo compartilhado e coletivamente articulado. Nesse sentido, o conjunto de oficinas contribui para o desenvolvimento de práticas ambientalmente sustentáveis nas pequenas propriedades rurais da região e para a mitigação das práticas destrutivas do meio ambiente atualmente empregadas pela agricultura comercial”, ressalta Beal.
A projeção é repetir os ciclos nos anos de 2022, 2023 e 2024 e capacitar em torno de 120 jovens da região Sudoeste do Paraná pelos próximos anos. E assim formar uma nova geração mais consciente e responsável com o futuro. “Se pensarmos no contexto dos jovens do meio rurbano, característicos da região de inserção da UFFS-Realeza, essa formação é ainda mais relevante, uma vez que muitos desses jovens serão chamados, logo ali adiante, a assumirem a condução das propriedades rurais cuja responsabilidade hoje recai sobre seus pais”, destaca o professor.
PROJETO: CURSO DE FORMAÇÃO DE JOVENS: CIDADANIA, POLÍTICA E AGRICULTURA SUSTENTÁVEL / COORDENADOR: Marcos Antônio Beal / beal@uffs.edu.br / UFFS / Campus Realeza (PR) / 40 participantes
* Esta reportagem integra a edição número 13 da Revista da Fapeu que está disponível em https://abre.ai/revistadafapeu
Endereço: Rua Delfino Conti, s/nº , Campus Universitário, Bairro Trindade
Florianópolis/SC - CEP 88040-370 - Tel: (48)3331-7400. contato@fapeu.org.br
AC Cidade Universitária, Caixa Postal 5153, Bairro Trindade, Florianópolis/SC, CEP 88040-970
CNPJ: 83.476.911/0001-17 - Inscrição Estadual: ISENTO - Inscrição Municipal: 61.274-0
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h
Copyright© FAPEU - Todos os Direitos Reservados