A FAPEU
NOTÍCIAS
Publicado em 25/02/2022 à 02:02:17
Por: Assessoria de Comunicação
Preparando cidadãos conscientes
UFSC Joinville oferece cursinho pré-vestibular gratuito a alunos de escolas públicas da região Nordeste de Santa Catarina

Um projeto iniciado em 2020 está preparando jovens de Joinville e região para o ingresso – e permanência – no ensino superior. Realizado pelo campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Pré-UFSC Joinville é um cursinho pré-vestibular gratuito destinado a alunos de escolas públicas da região Nordeste de Santa Catarina.

 

A inciativa conta com a colaboração do campus de Joinville da Universidade do Estado de SC (Udesc) e da Universidade da Região de Joinville (Univille), e conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu). “A Fapeu tem um papel fundamental na administração dos recursos financeiros captados por doação. Com este recurso é possível financiar a bolsa de um estagiário responsável pela administração das atividades pedagógicas do cursinho”, explica o professor Diego Alexandre Duarte, coordenador do projeto.

 
A primeira turma foi criada em 2021 e em março de 2022 foram abertas as inscrições para uma nova capacitação. “O projeto iniciou em 2020 com a produção do material didático. As aulas iniciaram em 2021 no formato remoto devido à pandemia da covid-19”, lembra o professor. A primeira edição, em 2021, contou com a inscrição de aproximadamente 1000 candidatos concorrendo para 90 vagas, uma relação de cerca 11 candidatos/vaga.


O projeto foi elaborado para o formato presencial, com aulas ministradas no campus da UFSC Joinville. Porém, devido à pandemia, foram realizadas de forma virtual pela plataforma Google Meet. Todas as aulas foram gravadas (são mais de 100) e estão disponíveis no canal do cursinho no YouTube em https://abre.ai/preufscjoinville. As disciplinas oferecidas são as de Física, Matemática, Química, Leitura e Produção Textual.

Aprovados

O resultado do primeiro ano foi uma aprovação de mais de 15% em instituições de ensino superior entre os alunos participantes da primeira turma do cursinho. Alguns chegaram a passar para duas graduações, como foi o caso de Marcus Vinicius Torres da Silva Soares, aprovado em Engenharia Civil de Infraestrutura da UFSC Joinville e em Engenharia Mecânica da Udesc Joinville. Nesta, inclusive, ficou em 2º lugar na classificação. “Obrigado por tudo que vocês fizeram”, agradeceu Marcus Vinicius. O aluno João Scaff chegou a ser aprovado em três faculdades: Instituto de Ensino Superior Santo Antônio (Iesa), Associação Educacional Luterana Bom Jesus (Ielusc) e Sociedade Educacional de Santa Catarina (Sociesc), todas para o curso de Direito.


Os professores são estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação da UFSC Joinville, da Udesc Joinville e da Univille, parceiras do projeto. No total são quase 60 colaboradores, entre professores voluntários, monitores voluntários e professores das instituições responsáveis pela execução do projeto. Três bolsistas fazem as atividades administrativas. Duas cotas são financiadas pela Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) e uma pelo financiamento coletivo administrado pela Fapeu. “Além de oferecer subsídios para que jovens de escolas públicas ingressem no ensino superior, o cursinho também visa estimular a carreira docente entre graduandos e pós-graduandos e incentivar a participação em projetos sociais”, destaca Diego Duarte.

Jacaré Fritz

Em 2022, as inscrições abriram em fevereiro e em março foi formada a turma do ano. Puderam se cadastrar alunos de escolas públicas matriculados no último ano do Ensino Médio ou formados sem curso superior. Novamente foram oferecidas 90 vagas, sendo 70 destinadas para alunos regularmente matriculados ou formados entre 2017 e 2021 na rede estadual de ensino, 10 estudantes formados em 2016 ou antes na rede pública e 10 para alunos regularmente matriculados ou formados em institutos federais. As aulas ocorrem em dois dias da semana e vão do final de março até novembro, em um total de 240 horas/aula, incluindo aula de revisão e simulado para o vestibular.

De forma gratuita e voluntária, o cursinho abre portas para a formação de uma geração de cidadãos conscientes, com fome de saber e de conhecimento – “feras” tal qual o jacaré Fritz, figura icônica de Joinville, que mansamente aparecia no Rio Cachoeira e que inspirou a criação da logomarca do projeto. Mais informações sobre o Pré-UFSC Joinville podem ser obtidas no site https://preufsc.joinville.ufsc.br

PROJETO: CURSO PRÉ-VESTIBULAR UFSC JOINVILLE / COORDENADOR: Diego Alexandre Duarte / diego.duarte@ufsc.br / UFSC / Departamento de Engenharias de Mobilidade / Campus de Joinville / 60 participantes

 

* Esta reportagem integra a edição número 13 da Revista da Fapeu que está disponível em https://abre.ai/revistadafapeu

Últimas Notícias
Veja mais notícias da categoria >>
Veja outras notícias >>

Endereço: Rua Delfino Conti, s/nº , Campus Universitário, Bairro Trindade
Florianópolis/SC - CEP 88040-370 - Tel: (48)3331-7400. contato@fapeu.org.br
AC Cidade Universitária, Caixa Postal 5153, Bairro Trindade, Florianópolis/SC, CEP 88040-970
CNPJ: 83.476.911/0001-17 - Inscrição Estadual: ISENTO - Inscrição Municipal: 61.274-0
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h
Copyright© FAPEU - Todos os Direitos Reservados

. .