O Instituto Federal Catarinense (IFC) começa a oferecer neste ano de 2022 cursos de qualificação integrada à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com Reitoria em Blumenau e campi em outras 14 cidades catarinenses, o IFC foi indicado em 2020 pelo Ministério da Educação para desenvolver a ação, que ocorre em parceria com o Estado e com municípios de Santa Catarina. As aulas deveriam ter começado em setembro do ano passado, mas a atividade, que é presencial, foi inviabilizada pela pandemia de covid-19. Na ocasião pôde ser iniciado, de forma on-line, o curso de formação de docentes em educação de jovens e adultos (EJA), que ofereceu 120 vagas a servidores estaduais e municipais e tem previsão de ocorrer até maio de 2022, com 100 horas de duração.
O projeto conta com o financiamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu). “O projeto, pela sua complexidade, necessita de um planejamento pedagógico e administrativo, como também de execução financeira. Assim, a Fapeu, com sua experiência na gestão de projetos, contribui na orientação de aspectos legais e administrativos, como na aquisição de produtos e serviços, conforme planejamento do projeto e previsto no plano de trabalho”, destaca Juliano Vilmar dos Santos, coordenador-geral do projeto.
Além dos cursos de qualificação integrada e do curso de formação continuada para docentes, o projeto ainda contempla auxílios financeiros para estudantes em dificuldade econômica, facilitando o desenvolvimento e o acompanhamento das atividades pedagógicas e contribuindo para o sucesso na formação e contratação de profissionais de níveis superior e médio. Também foi lançado um edital de fomento à pesquisa e extensão para seleção de três projetos com a participação de estudantes bolsistas para auxiliarem no desenvolvimento das atividades. A seleção do edital foi concluída ainda no ano passado, e prevê o pagamento de bolsas de R$ 400 a R$ 1.200 pelo período de até 18 meses.
Integração
Criado por lei federal em dezembro de 2008, o IFC surgiu da integração das escolas agrotécnicas de Concórdia, Rio do Sul e Sombrio e dos colégios agrícolas de Araquari e Camboriú, que eram vinculados à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Hoje, o IFC ampliou a capilaridade no território catarinense e conta com 15 campi localizados nas cidades de Abelardo Luz, Araquari, Blumenau, Brusque, Camboriú, Concórdia, Fraiburgo, Ibirama, Luzerna, Rio do Sul, Santa Rosa do Sul, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, Sombrio e Videira, além da Reitoria situada em Blumenau.
A gênese de escola técnica, porém, continua. Por isso, os cursos de qualificação profissional para alunos de ensinos Fundamental e Médio de EJA mantêm essa característica. “Todos os cursos e materiais pedagógicos são totalmente gratuitos e têm como público-alvo estudantes das escolas parceiras, maiores de 15 anos e que não concluíram os estudos na idade regular”, destaca Juliano Santos.
Neste primeiro ano do projeto estão sendo oferecidas 350 vagas em 11 cursos de qualificação profissional que são desenvolvidos em seis campi: Camboriú, Rio do Sul, Luzerna, Sombrio, Araquari e Santa Rosa do Sul. As inscrições foram realizadas diretamente nas unidades. Camboriú e Rio do Sul receberam três cursos; Luzerna, dois; e os demais campi, um curso cada. As seis unidades foram aquelas que avaliaram ter, ao menos neste primeiro ano, condições de participar do projeto.
Perfil
O IFC de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, promove os cursos de Meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão), com 20 vagas; Segurança do Trabalho e Gestão de Riscos, com 50 vagas; e de Boas Práticas do Trabalho, com 40. Em Camboriú, no Litoral Centro-Norte catarinense, ocorrem os cursos de Operador de Computador, Operação Básica em Governança e Agente de Gestão de Resíduos Sólidos, todos com 30 vagas.
Para Luzerna, no Meio-Oeste, foram reservados oa cursos de Programador de Sistemas e de Cuidador de Idosos, ambos também com 30 vagas. Em Araquari, na região Norte do Estado, é realizado o curso de Operador de Computador (30 vagas). Na região Sul catarinense ocorrem o de Agricultura Familiar (40 vagas), em Santa Rosa do Sul; e o de Auxiliar Administrativo (40 vagas), em Sombrio.
A distribuição dos cursos foi feita com a participação de escolas parceiras e a partir de características produtivas locais. “A articulação de cursos do ensino fundamental ou médio com a qualificação profissional permite ao estudante concluir seus estudos e ao mesmo tempo obter uma qualificação profissional, o que contribui para uma formação sólida e inserção social no mundo do trabalho”, observa Santos. E assim a educação se une à qualificação e prepara cidadãos de todas as idades para o mercado de trabalho e para uma vida melhor.
PROJETO: QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL - FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EJA / COORDENADOR: Juliano Vilmar dos Santos / juliano.santos@ifc.edu.br / IFC / Reitoria Blumenau / 470 participantes
* Esta reportagem integra a edição número 13 da Revista da Fapeu que está disponível em https://abre.ai/revistadafapeu
Endereço: Rua Delfino Conti, s/nº , Campus Universitário, Bairro Trindade
Florianópolis/SC - CEP 88040-370 - Tel: (48)3331-7400. contato@fapeu.org.br
AC Cidade Universitária, Caixa Postal 5153, Bairro Trindade, Florianópolis/SC, CEP 88040-970
CNPJ: 83.476.911/0001-17 - Inscrição Estadual: ISENTO - Inscrição Municipal: 61.274-0
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h
Copyright© FAPEU - Todos os Direitos Reservados