A pandemia de covid-19 mudou a vida de todos. Alterou rumos, modificou planos, mexeu com a sociedade das mais diferentes formas. Além dos dramas pessoais causados diretamente pelo vírus, a economia também foi afetada e tudo o que gira em torno dela. Um projeto surgido em 2019 na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para avaliar os impactos econômicos e sociais das isenções fiscais promovidas pelo estado catarinense também não ficou imune. Em 2020, quando estava pronto para começar, estourou a pandemia no Brasil, e o projeto viu-se forçado a alterar sua rota para o novo momento, passando a analisar os efeitos da pandemia na economia de Santa Catarina.
“A temática inicial do projeto era mais restrita, porém, com o advento da pandemia provocada pelo novo coronavírus, o assunto ganhou prioridade absoluta, como não poderia deixar de ser”, lembra o professor Lauro Francisco Mattei, coordenador do projeto “Análise dos impactos econômicos e sociais causados pelo novo coronavírus em Santa Catarina”. Com isso, o apoio financeiro por meio de emenda parlamentar, encaminhada à UFSC pelo deputado federal Carlos Chiodini, foi decisivo para viabilização do projeto, o qual também conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitário (Fapeu). “A Fapeu desempenha um importante papel, tanto no sentido de viabilizar essa transferência de recursos da conta única da UFSC para serem utilizados pelo Necat, como no próprio acompanhamento e suporte às atividades do projeto de estudo que estão em andamento”, explica o professor, que é coordenador-geral do Núcleo de Estudos de Economia Catarinense, o Necat/UFSC, iniciativa responsável pelo desenvolvimento do projeto.
O projeto é desenvolvido por uma equipe composta de seis pessoas, sendo um coordenador, dois pesquisadores sêniores e três bolsistas, que são alunos de graduação em Ciências Econômicas da UFSC. De maio de 2020 a dezembro de 2021 foram publicados, no site do Necat, 85 boletins semanais abordando a evolução da doença no Estado. A partir de janeiro de 2022, com o arrefecimento da gravidade da pandemia, os boletins passaram a ser mensais. Porém, foi criado o Informativo Semanal, trazendo informações mais restritas sobre os principais indicadores, com o intuito de atualizar semanalmente a situação da pandemia no Estado.
Reconhecimento
O primeiro boletim, divulgado em 15 de maio de 2020, dois meses após o início da pandemia no Brasil, tinha 12 páginas e abordava a interiorização e concentração do número de casos da covid-19 no Estado. Já o 84º, de 17 de dezembro de 2021, com 44 páginas, alertava que a taxa de transmissão da doença ainda era elevada em Santa Catarina. Para elaboração dos boletins, o Necat utiliza informações disponibilizadas pelo Governo do Estado por meio das informações epidemiológicas divulgadas diariamente pela Secretaria Estadual da Saúde, além de dados obtidos em outras fontes, especialmente no Ministério da Saúde. E a partir destas informações passava a dissecar e a esmiuçar a situação da pandemia a partir de todas as informações estatísticas disponíveis.
“Entendemos que esse conjunto de informações disponibilizado à população catarinense representa uma contribuição expressiva da UFSC à sociedade de Santa Catarina”, observa o professor Lauro Mattei, que, no final de novembro de 2021, em sessão solene da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), recebeu a Comenda do Legislativo Catarinense 2021, a mais alta honraria concedida pelo Parlamento Estadual, em reconhecimento ao trabalho realizado pelo professor à frente do Necat durante a pandemia da covid-19.
A indicação foi feita pela deputada Luciane Carminatti. “Seu trabalho, produção científica e relação com a sociedade prestaram contribuição ímpar ao enfrentamento da crise sanitária, econômica e social pelo Estado de Santa Catarina ao produzir dados e análises que balizaram decisões de governo e o trabalho da imprensa”, destacou a parlamentar. Os documentos elaborados pelo Necat também auxiliaram a Administração Central da UFSC na tomada decisões sobre a pandemia. Todos as análises produzidas pelo Núcleo podem ser acessadas no site https://necat.ufsc.br
PROJETO: ANÁLISE DOS IMPACTOS ECONÔMICOS E SOCIAIS CAUSADOS PELO NOVO CORONAVÍRUS EM SANTA CATARINA / COORDENADOR: Lauro Francisco Mattei / mattei@cse.ufsc.br / UFSC / Departamento de Economia e Relações Internacionais / CSE / 6 participantes
* Esta reportagem integra a edição número 13 da Revista da Fapeu que está disponível em https://abre.ai/revistadafapeu
Endereço: Rua Delfino Conti, s/nº , Campus Universitário, Bairro Trindade
Florianópolis/SC - CEP 88040-370 - Tel: (48)3331-7400. contato@fapeu.org.br
AC Cidade Universitária, Caixa Postal 5153, Bairro Trindade, Florianópolis/SC, CEP 88040-970
CNPJ: 83.476.911/0001-17 - Inscrição Estadual: ISENTO - Inscrição Municipal: 61.274-0
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h
Copyright© FAPEU - Todos os Direitos Reservados