Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está trabalhando, em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit), para o aprimoramento do Método de Dimensionamento Nacional (MeDiNa), uma nova referência para os pavimentos asfálticos no Brasil. O projeto foi contratado por meio de Termo de Execução Descentralizada (TED) entre o DNIT e a UFSC. A iniciativa envolve pesquisadores do Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans) e do Laboratório de Pavimentação (LabPav), ambos no campus de Florianópolis, e do Laboratório de Desenvolvimento e Tecnologia em Pavimentação (LDTPav), de Joinville.
A Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu) faz a gestão administrativa e financeira do trabalho. “A Fapeu fornece uma excelente estrutura física e de recursos humanos que proporciona aos coordenadores de projetos um ambiente favorável para desenvolvimento das atividades”, observa o professor Wellington Longuini Repette, coordenador-geral do projeto.
Os trabalhos começaram em novembro de 2020 e têm duração prevista de cinco anos. “O objetivo é colaborar com os estudos realizados pelo Instituto de Pesquisas Rodoviárias (IPR) do DNIT na elaboração da nova metodologia de dimensionamento de pavimentos de concreto asfáltico para o Brasil, propondo soluções técnicas e ferramentas tecnológicas para o aprimoramento da proposta do MeDiNa. Os novos tipos de materiais e as novas frotas que trafegam pelas rodovias devem ser considerados no novo método”, observa o engenheiro civil Gustavo Otto, coordenador técnico do projeto. O método de dimensionamento atualmente vigente no Brasil é do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) datado de 1966 e, que desde essa época, não passa por grandes atualizações.
“Nesse contexto, o projeto considera como escopo o desenvolvimento de estudos compreendendo as seguintes vertentes: temperatura crítica de dissipação de energia sob a forma de calor, frequência de aplicação do carregamento, habilidade de compactação, resistência à ação da água, deformação permanente, módulo complexo e fadiga”, explica Otto.
Teoria e prática
A equipe é composta por 13 pessoas. Além do professor Wellington e do engenheiro Otto, também há quatro professores bolsistas, dois bolsistas de pós-graduação, quatro de graduação e um técnico de laboratório. O projeto envolve trabalhos práticos, com a realização de diferentes ensaios, e teóricos. Em pouco mais de um ano de execução, foram adquiridos dois equipamentos importados (uma prensa de compactação giratória e uma compactadora) para realização dos testes, realizada manutenção de equipamentos já existentes, adaptação dos laboratórios, ensaios laboratoriais, além da primeira etapa do curso de capacitação, adotado para a atualização de conhecimento de servidores e prestadores de serviço do Instituto de Pesquisas Rodoviárias.
No final de março, o professor Breno Salgado Barra, do Centro Tecnológico de Joinville (CTJ) da UFSC e integrante da equipe do projeto, apresentou o trabalho na 4ª Semana do Planejamento (4º SePlan), evento organizado pela Coordenadoria Geral de Planejamento do Dnit, na sede do órgão em Brasília. Barra fez duas palestras divididas nos aspectos técnico e gerencial do projeto e mostrou aos participantes os procedimentos preliminares, calibrações, ensaios e os próximos passos referentes ao cronograma de desenvolvimento do trabalho. O evento contou com a participação do público, tanto na forma presencial quanto remota, a partir da transmissão em tempo real pelo YouTube. “Ao contribuir para o novo método de dimensionamento de pavimentos asfálticos, o projeto beneficia a sociedade porque ele propõe a otimização de investimentos dos recursos públicos em projetos rodoviários atualizados, duráveis, eficientes, seguros e com conforto aos usuários”, destaca a engenheira integrante do LabTrans, Keyla Shinohara, que também participou do evento em Brasília.
PROJETO: AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO VISCOELÁSTICO LINEAR DE MISTURAS ASFÁLTICAS / COORDENADOR: WELLINGTON LONGUINI REPETTE / wellington.repette@ufsc.br / UFSC / DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL / CTC / 13 participantes
* Esta reportagem integra a edição número 13 da Revista da Fapeu que está disponível em https://abre.ai/revistadafapeu
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