O Programa Capacitação e Estudos Urbanos e Regionais para Sustentabilidade (Ceurs), do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove um evento para mostrar os resultados da formação dos primeiros agentes em municipalização da Agenda 2030.
O 1º Encontro Agentes Ceurs será nesta quarta-feira, dia 22, às 19h30min. Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente pelo link https://bityli.com/AgenteCeurs. Haverá transmissão pelo YouTube do Programa Ceurs em https://bityli.com/ProgramaCeurs.
Santa Catarina é o primeiro estado do Brasil com agentes de municipalização da Agenda 2030. A ideia é apresentar os avanços resultantes dessa formação e os próximos passos. O encontro é totalmente on-line e gratuito e apresentará relatos de experiências sobre a municipalização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a importância de capacitar agentes da sociedade civil e do poder público. O professor da UFSC e coordenador do Ceurs, Roberto Pacheco, fará parte da mesa Inovação, apresentando os resultados e perspectivas no alcance dos ODS por meio da capacitação de agentes. Participam também professores e representantes de instituições das esferas federal, estadual e municipal de diferentes áreas.
O Ceurs é um programa desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) da UFSC em parceria com o Centro de Síntese de Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançado (IEA) da Universidade de São Paulo (USP). O objetivo é capacitar agentes municipais para o cumprimento da Agenda 2030, o plano de ação global que reúne os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) criados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para erradicar a pobreza e promover uma vida digna.
O projeto foi viabilizado por emendas parlamentares da deputada Angela Amin, e conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu). “Na UFSC, o (programa) Ceurs está estruturado em um subprojeto de pesquisa e outro de extensão. O primeiro visa à concepção e desenvolvimento das tecnologias Ceurs, e o segundo à sua aplicação nos cursos de capacitação. Cabe a Fapeu a gestão do subprojeto de extensão do Ceurs, onde estão tanto as contratações de serviços de terceiros (que viabilizam tanto os workshops como o sistema de apoio tutorial), bem como todos os serviços de compra e locomoção necessários ao Ceurs”, explica o coordenador do projeto, professor Roberto Pacheco.
Endereço: Rua Delfino Conti, s/nº , Campus Universitário, Bairro Trindade
Florianópolis/SC - CEP 88040-370 - Tel: (48)3331-7400. contato@fapeu.org.br
AC Cidade Universitária, Caixa Postal 5153, Bairro Trindade, Florianópolis/SC, CEP 88040-970
CNPJ: 83.476.911/0001-17 - Inscrição Estadual: ISENTO - Inscrição Municipal: 61.274-0
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h
Copyright© FAPEU - Todos os Direitos Reservados