A FAPEU
NOTÍCIAS
Publicado em 20/11/2022 à 01:11:17
Por: Assessoria de Comunicação
Fernando Peregrino é reeleito para a presidência do Confies
O superintendente Fábio Silva de Souza, a procuradora jurídica Tatiana Shigunov, a assessora jurídica Denise Medeiros Juliatto e o gerente de contabilidade da Fapeu, Sebastião Cezar Sant'ana, participaram do 5º Congresso Anual do Confies

O superintendente Fábio Silva de Souza, a procuradora jurídica Tatiana Shigunov, a assessora jurídica Denise Medeiros Juliatto e o gerente de contabilidade da Fapeu, Sebastião Cezar Sant'ana, participaram até sexta-feira, no Rio de Janeiro, do 5º Congresso Anual do Confies, o Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica. Durante o evento, o atual presidente do Confies, Fernando Peregrino, foi reeleito para a presidência da entidade.

Ao longo da quinta e da sexta-feira ocorreram intensos debates sobre mais de 10 temas relacionados ao ambiente da pesquisa científica e tecnológica do qual fazem parte as fundações de apoio das universidades públicas e de institutos federais de ensino e pesquisa (Ifes). Participaram do evento representantes das 98 fundações de apoio à pesquisa filiadas ao Confies, fundações que captam recursos para pesquisa científica e tecnológica, e estão localizadas em mais de 130 universidades públicas e Ifes distribuídos pelos 26 estados e no Distrito Federal. No ano passado, as fundações de apoio filiadas ao Confies se superaram e captaram mais de R$ 8 bilhões para atividade de pesquisa e bateram o recorde de R$ 7 bilhões do ano anterior, mesmo em tempos de pandemia, de restrições orçamentárias e de crise econômica.

 

Entre outas autoridades, também participaram do Congresso o ministro da Ciência e Tecnologia, Paulo Alvim; o presidente da Sociedade Brasileiro para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine e da SBPC do Rio de Janeiro, Ana Tereza, e a presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Nader.


O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Paulo Alvim, participou do primeiro dia da programação e falou sobre a medida provisória (MP), assinada em agosto pelo presidente Jair Bolsonaro, que bloqueou recursos da ciência para o período de 2022 a 2026. O bloqueio desses recursos é proibido pela Lei Complementar n° 177, de 2021 que impede os tradicionais contingenciamentos dos recursos do fundo. 

 

No segundo dia, um dos destaques foi o debate sobre a atuação dos órgãos de controle sobre a atividade de pesquisa científica e tecnológica. Sob o tema "Norma Nacional de Velamento do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP))", participaram do debate o promotor de Justiça do Ministério Público (MPRJ), José Marinho Paulo Jr., e o mestre em Direito Público e advogado fundacional; Augusto Moutella.

 

Últimas Notícias
Veja mais notícias da categoria >>
Veja outras notícias >>

Endereço: Rua Delfino Conti, s/nº , Campus Universitário, Bairro Trindade
Florianópolis/SC - CEP 88040-370 - Tel: (48)3331-7400. contato@fapeu.org.br
AC Cidade Universitária, Caixa Postal 5153, Bairro Trindade, Florianópolis/SC, CEP 88040-970
CNPJ: 83.476.911/0001-17 - Inscrição Estadual: ISENTO - Inscrição Municipal: 61.274-0
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h
Copyright© FAPEU - Todos os Direitos Reservados

. .