Um estudo técnico-científico desenvolvido por uma equipe da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apontou que é possível aliar o bem-estar do empregado à maior eficiência produtiva na área de Distribuição da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Realizado a partir de convênio entre os Correios, que financiou a iniciativa; a UFSC e a Fapeu, o projeto teve o objetivo de fazer uma avaliação ergonômica de um veículo adaptado, de forma a otimizar o aproveitamento do espaço e aumentar a produtividade do carteiro durante a entrega de encomendas.
“A participação da Fapeu se deu ao longo de todo o processo. Tivemos todo o suporte para planejar e definir as ações, além de toda a gestão financeira, o que permitiu que nós, da equipe técnica, pudéssemos nos dedicar integralmente ao projeto”, destacou o professor Eugenio Merino, coordenador do trabalho na UFSC.
Resultados
O resultado final do projeto foi apresentado no dia 19 de abril de 2023, no Centro Operacional e Administrativo dos Correios, localizado na cidade de São José. Foi apresentada e detalhada uma série de recomendações para ajustes no interior do veículo visando a melhoria do desempenho das atividades dos carteiros e, consequentemente, na prestação do serviço ao consumidor final. Os resultados trouxeram soluções mecânicas, operacionais e ergonômicas.
Iniciado em agosto de 2022, o convênio passou por diferentes etapas com acompanhamento de pesquisadores da UFSC e da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), das equipes da Gerência de Distribuição, de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho e da Coordenação de Pesquisa e Desenvolvimento Operacional, área responsável pela condução do projeto na superintendência estadual dos Correios em Santa Catarina. “A equipe foi interprofissional, formada por designers, engenheiros e profissionais da saúde, além da equipe dos Correios”, observou o professor Merino.
Processo
Entre os meses de novembro e dezembro de 2022, carteiros voluntários do Centro de Entrega de Encomendas dos Correios de Florianópolis participaram da etapa de coleta de dados. Os pesquisadores da UFSC analisaram como os carteiros desenvolvem suas atividades de trabalho cotidianas, considerando suas capacidades e limitações, por meio da utilização de instrumentos tecnológicos durante as atividades de identificação, organização, carregamento e distribuição das encomendas.
A etapa de coleta de dados incluiu, também, aplicação de ferramentas qualitativas para diagnosticar ambiente de trabalho, sintomas osteomusculares e tempo gasto em atividades, entre outras questões, e o acompanhamento de todo o processo de distribuição das encomendas, incluindo o levantamento do peso máximo de encomenda (30 quilos), com eletrodos fixados no corpo do profissional.
Além disso, os carteiros foram acompanhados pela equipe técnica durante as entregas, com gravação em vídeo do baú de cargas, medição de temperatura, ruídos e outros aspectos. “Desta forma foi possível mapear, diagnosticar e identificar as oportunidades de melhoria no veículo, considerando o contexto real de trabalho dos carteiros, sob o ponto de vista mecânico, operacional e principalmente ergonômico”, explicou o professor Eugenio Merino.
Parceria
“Esse é um projeto que demonstrou na prática o nosso respeito às pessoas”, destacou o diretor nacional de Operações dos Correios, Temístocles Rodrigues de Azevedo Junior, que participou de forma remota da apresentação do projeto final. O diretor ressaltou que o setor de distribuição envolve um grande número de empregados na empresa. “Temos que minimizar os impactos na qualidade de vida dos carteiros. Então, todo e qualquer esforço para melhorar a ergonomia e a produtividade desses profissionais é bem-vindo”, observou.
Para Azevedo Junior, a parceria com a UFSC representou um grande passo dos Correios para conectar o conhecimento gerado pelas instituições científicas e de inovação com a empresa, visando ao aumento da competitividade e à melhoria no processo produtivo, além de contribuir para o desenvolvimento social do país. “O Correios pode ser utilizado como um grande laboratório de pesquisa para as universidades; temos muitos processos operacionais que podem ganhar intervenções”, lembrou o diretor nacional de Operações.
No evento, o superintendente estadual de Santa Catarina, Claudinei Bidoia, agradeceu aos departamentos envolvidos no convênio e externou o orgulho de a superintendência catarinense fazer parte de uma experiência inédita no Correios. Para ele, a parceria com a UFSC abrirá caminhos para novas frentes de pesquisa, proporcionando ganhos para carteiros de todos os municípios brasileiros. “Quando temos a oportunidade de conhecer um trabalho tão rico, com condição de contribuir para a evolução dos processos e foco no fator humano, isso afeta toda a empresa”, comentou.
PROJETO: AVALIAÇÃO DO PROTÓTIPO DE RACKS PARA VEÍCULOS 1.500KG (ERGONÔMICA) / COORDENADOR: Eugenio Merino / eugenio.merino@ufsc.br / UFSC / Departamento de Gestão, Mídia e Tecnologia / Programa de Pós-graduação em Design e Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção / CCE / 7 participantes
Endereço: Rua Delfino Conti, s/nº , Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, Bairro Trindade
Florianópolis/SC - CEP 88040-370 - Tel: (48)3331-7400. contato@fapeu.org.br
Correspondências e encomendas, entregues pelos Correios, enviar para a Caixa Postal 5078 - CEP 88035-972.
CNPJ: 83.476.911/0001-17 - Inscrição Estadual: ISENTO - Inscrição Municipal: 61.274-0
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h
Copyright© FAPEU - Todos os Direitos Reservados