A FAPEU
NOTÍCIAS
Publicado em 25/07/2023 à 04:07:27
Por: Assessoria de Comunicação
Pesquisa da UFSC levantará dados para Petrobras sobre mudanças climáticas
Estudo realizado pelos laboratórios de Dinâmica dos Oceanos e de Oceanografia Costeira conta com apoio da Fapeu

Uma pesquisa dos laboratórios de Dinâmica dos Oceanos e de Oceanografia Costeira da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) vai indicar dados sobre mudanças climáticas que poderão contribuir com as operações da Petrobras. Informações sobre variáveis como as temperaturas da camada superficial do oceano e a intensidade de correntes, obtidas a partir dos modelos do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), serão reunidas em um software a ser desenvolvido por uma empresa de Balneário Camboriú. As atividades começaram em maio deste ano e devem durar pelo menos 30 meses. Coordenado pelo professor Antonio Fernando Harter Fetter Filho, o estudo conta com apoio da Fapeu. “A Fapeu é fundamental para o desenvolvimento de projetos como esse, em que há uma grande complexidade administrativa envolvida em projetos”, destacou o professor.

As análises serão focadas na Bacia de Santos, Campos e Espírito Santo, uma área estratégica pela existência de pré-sal, rochas de acúmulo de petróleo e gás. Ele exemplifica a importância desses dados usando a variável da intensidade da corrente marítima, que é influenciada pelas mudanças climáticas. Como a empresa opera com equipamentos no fundo do mar, saber como essas correntes podem influenciar é um dado essencial para manter a operação. As informações climáticas também são importantes para as seguradoras e para os órgãos financeiros que realizam financiamentos para a compra de equipamentos.

As estatísticas serão embaladas em um software que será produzido pela empresa Appix, de Balneário Camboriú, que é parceria no projeto. O software vai fazer a leitura dos dados lapidados pela equipe da UFSC, a partir dos modelos do IPCC, que fazem projeções científicas sobre as mudanças climáticas. De acordo com o professor, estes modelos servem para aperfeiçoar as previsões, já que há muitos dados disponíveis e isso aumenta a assertividade da ferramenta.
A pesquisa terá dois anos e meio de duração. Além de impactar nas atividades da Petrobras, vai contribuir também com a formação científica e de recursos humanos na universidade.

* Com informações da Agecom/UFSC

Últimas Notícias
Veja mais notícias da categoria >>
Veja outras notícias >>

Endereço: Rua Delfino Conti, s/nº , Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, Bairro Trindade
Florianópolis/SC - CEP 88040-370 - Tel: (48)3331-7400. contato@fapeu.org.br
Correspondências e encomendas, entregues pelos Correios, enviar para a Caixa Postal 5078 - CEP 88035-972.
CNPJ: 83.476.911/0001-17 - Inscrição Estadual: ISENTO - Inscrição Municipal: 61.274-0
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h
Copyright© FAPEU - Todos os Direitos Reservados

. .